quinta-feira, 17 de março de 2016

Explorando Novos Mundos #10: Dançando e Brindando o Dia de São Patrício


Olá leitores, hoje vou falar sobre mais um dia comemorativo que infelizmente não temos aqui no Brasil, mas que é muito famoso em outros países como os Estados Unidos ou alguns outros lugares da Europa, como a Irlanda. Lógico que só posso estar falando do Dia de São Patrício ou Saint Patrick Day, como é conhecido lá fora. Mas o que é esse dia além de se vestir de verde e beber cerveja (de preferência verde também), pegue sua melhor roupa verde, um trevo de quatro folhas e um duende e venham comigo aprender sobre essa data maravilhosa.

Neste dia 17 de março, é celebrado a morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda, e é comemorado em países que possuem o inglês como língua oficial, as pessoas nesse dia normalmente se vestem roupas de cores verdes, branco e laranja em sua maioria, saindo para a rua em uma caminhada festiva. A primeira edição foi feita em 27 de março de 1997, já em 1999 a celebração durou três dias, nos anos 2000 durou quatro dias e em 2006 chegou aos espantosos seis dias de evento (sim gente, mais longo que o nosso famoso carnaval). Antigamente a celebração era algo exclusivo da igreja, se tornando um feriado público na Irlanda a partir de 1903, se expandido para a Inglaterra também pelo irlandês James O'Mara, e ainda introduziu uma lei que proibia os pubs de abrir no dia 18 de março (como assim? Como ficava a bebedeira do feriado então?), lei que só foi revogada nos anos 70, para a alegria daqueles que comemoravam essa data com grande quantidade de cervejas.

Atualmente, o dia de São Patrício é comemorado principalmente em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, mas nesses lugares são apenas datas comemorativas, não um feriado oficial como na Irlanda, há até mesmo países que não tem a língua inglesa como a oficial. mas comemoram o feriado, como a Argentina, Japão, Singapura, Rússia e alguns lugares no Brasil. Desfiles são feitos nesse dia, em todo lugar que se olha, você vê pessoas vestidas de verde e branco, cantando e dançando, ou bebendo "green beer" (ou fazendo tudo isso ao mesmo tempo).

Quem foi São Patrício?


O famoso São Patrício
O famoso santo que dá nome a essa data nasceu na Grã-Bretanha, vindo de uma família bem abastada, por volta do seculo IV, até os seus 16 anos ele era considerado pagão, mas foi aí que sua vida deu uma reviravolta, pois ele foi sequestrado e vendido por saqueadores irlandeses, a partir desse ponto ele começou a se voltar mais por Cristo. Após 6 anos de escravidão ele conseguiu fugir, indo parar no mosteiro de Gaus (numa região que hoje é a França), e viveu la por 12 anos. Foi quando recebeu o chamado de Cristo, e viu que seu objetivo de vida era converter os pagãos da Irlanda para o cristianismo.

Com isso em sua mente, ele partiu do mosteiro e voltou para a Irlanda, obtendo sucesso em sua missão, conseguindo converter diversas pessoas, coisa que irritou muito os druidas, que tentaram prende-lo diversas vezes, mas São Patrício conseguiu fugir todas em todas elas. Depois de 30 anos nesse trabalho missionário, ele se estabeleceu num lugar chamado County Down, onde viveu até sua morte, dia 17 de março de 461 - vindo daí essa data.

Bom gente é isso, sei que muitos provavelmente talvez não conheçam, e menos ainda comemorem essa data, já que não é tão difundida no Brasil, para aqueles que ficaram curiosos sobre como é essa celebração, aconselho a procurar fortemente um pub irlandês, nessas datas eles sempre fazem festas com muita cerveja verde e música irlandesa, então vão, saiam, divirtam-se (apenas não exagerem hein) pois datas assim sempre rendem ótimas histórias.

Nota: E para os amantes de música, aqui vai o link de uma playlist do Spotify só com músicas com temática irlandesa, boa parte são bandas punk, música que toca normalmente em pubs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário