quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Continues & Game Overs #54: Oxygen Not Included


Jogos de sobrevivência podem ser considerados bem difíceis as vezes, pois muitos deles não possuem um objetivo concreto, a não ser sobreviver, você pode acabar se cansando rápido, por isso jogos assim sempre tem que vir acompanhado de muitas coisas para que consigam manter a sua atenção, ao mesmo tempo em que precisa entregar um bom nível de desadio, e a Klei Entertainment entende isso muito bem, com dois grandes sucessos seus, Don't Starve e Don't Starve Together, agora eles vão nos levar para o espaço, onde temos que sobreviver dentro de um asteroide, esse será seu lar em Oxygen Not Included.


Você inicia o jogo com três personagens, antes de confirmar quais você irão querer, você pode trocar eles, caso esteja buscando melhores status e habilidades, após confirmar você será lançado no seu asteroide, que é gerado aleatoriamente a cada vez que você inicia um jogo novo. Como todo bom jogo de sobrevivência, você começa sem nada, a não ser um pouco de comida, mas que não vai durar para sempre também. Como o nome do jogo diz, não é sempre que você vai poder contar com o oxigênio, algumas áreas seus personagens podem respirar normalmente, mas em outras o ar é muito rarefeito ou completamente inexistente, o que exigir que você saiba bem como construir e expandir a sua base, construindo máquinas para trazer oxigênio em áreas que não possuem para que seus personagens possam explora-la. Mas além disso temos outras coisas para nos preocupar, como a questão de limpeza, doenças podem se espalhar fácil se você não tomar cuidado, por isso é necessário ter alguns banheiros e pias para que eles lavem as mãos, e por fim temos a questão do stress, com o passar do tempo eles podem acabar enlouquecendo por conta de tanto trabalho, o que vai exigir a construção de algumas áreas para aliviar o stress dos seus trabalhadores.

O design do jogo é muito bonito, diferente do Don't Starve, ele não possui uma estética mais gótica, ao contrario, o universo de Oxygen é muito colorido, mas o sistema de construção continua parecido, você precisa reunir às matérias-primas para começar às construções, e enquanto faz isso, mesmo que sem querer vai acabar explorando o asteróide, descobrindo novas áreas, com coisas que podem te ajudar a sobreviver por mais tempo, sendo as mais importante as áreas de oxigênio. O jogo também possui um sistema de dia e noite, assim que chega a hora de dormir eles dormem aonde quer que estejam, a não ser que você tenha construído camas para eles. E a cada um certo número de dias chega um novo personagem para você.

O jogo ainda esta em sua versão beta, mas vem recebendo atualizações constantemente, o que mostra que não é um projeto largado. Para quem gosta de jogos de sobrevivência e já conhece os jogos da Klei, pode arriscar sem medo, Oxygen Not Included leva os jogos de sobrevivência a uma ambientação totalmente nova.


E eles ainda lançam curtas-metragens a cada atualização

Nenhum comentário:

Postar um comentário