JOGOS | SAVAGE WORLDS – REVIEW

Indeciso entre viajar com sua mesa através de um universo medieval, ou trocar tiros com uma organização criminosa nos dias atuais? Pois seus problemas acabaram, Savage Worlds traz para seus mestres e jogadores regras para situações rápidas e furiosas às suas aventuras.

Atualmente em sua segunda edição, o livro básico conta com o essencial para que o mestre possa criar suas aventuras no mundo que preferir, trazendo exemplos de diversos cenários, como raças que vão desde humanos, passando pelos elfos e anões para cenários de fantasia e chegando até em androides, para cenários mais futuristas.

Hora de Rolar!

Savage Worlds utiliza o conjunto de dados de RPG, que se iniciam no d4 até o d20, mas como um diferencial temos aqui o uso também de um baralho de ação, o conhecido baralho de naipes, que vemos no poker, truco, etc. Aqui ele entra para definir a ordem de turnos dos seus jogadores em combates, isso é o que traz de forma bem clara o aspecto rápido e furioso do sistema, pois a cada turno, jogadores e inimigos puxam novas cartas, o que muda completamente a ordem do combate, trazendo uma imprevisibilidade e acaba fazendo os jogadores muitas das vezes repensarem seus planos, uma vez que nem sempre serão os primeiros a agirem

A criação dos personagens traz uma forma rápida  para que cada jogador consiga construir aquilo que deseja, por não possuir um sistema de classes, o jogador define como será seu personagem através das complicações e vantagens. As complicações seriam os pontos fracos do personagem, algum vício, mania que ele possua, e como isso se traduz em termos de regras. Após essa escolha, o jogador terá os pontos necessários para conseguir escolher suas vantagens, definindo seus pontos fortes e distribuindo entre suas habilidades: Agilidade, Astúcia, Espírito, Força e Vigor.

Um grande ponto aqui são as regras para a criação de uma raça, o que possibilita aos mestres trazerem algo novo e original para suas mesas, caso algum jogador venha com alguma ideia mirabolante de personagem. 

Fechando a criação, temos um vasto capítulo de equipamentos, com a explicação de como funcionam as armas de fogo no sistema e tabelas que vão desde equipamentos comuns para sobrevivência, como mochilas, cantis, chegando a artilharia pesada, como bazucas e armas antitanques. E para os grupos que não gostam de caminhar, é possível achar inúmeras opções de veículos terrestres, aéreos e marítimos.

Para ajudar os seus jogadores com momentos extraordinários nas mesas, existem os benes e a Convicção. O bene (uma abreviação de benefício) são pontos que jogadores e antagonistas recebem no início da sessão, que podem ser usados para rerolar testes de perícia, ataques e até mesmo puxar uma nova carta de ação, podendo melhorar a posição na iniciativa no turno (ou não).

Já a Convicção são pontos que os jogadores recebem como recompensa por ações na mesa, como ideias inovadores. Elas aplicam um d6 extra a jogada que for usada, podendo também causar uma explosão, que seria tirar um resultado máximo no dado no dado jogado, permitindo que um novo dado do mesmo valor seja jogado. O resultado segue somando enquanto o dado continuar alcançando o resultado máximo, isso pode ocasionar grandes surpresas, como conseguir um resultado que acerte um inimigo poderoso, ou concretizar um teste muito difícil.

A vida na estrada

Mas nem tudo se resume a combates, o mestre encontrará no livro regras completas para momentos fora das brigas, como viagens, perigos de cenário, como quedas, armadilhas, alterações climáticas e até mesmo radiação. Savage Worlds também possui um sistema próprio para situações de Medo, que podem ser visto com detalhes em cenários como Deadlands, onde o horror é algo constante.

E para aqueles que querem trazer mais aleatoriedade em sua mesa, o livro conta com uma tabela de encontros aleatórios para os períodos de pausa do grupo, onde o mestre define o que será encontrado pelos jogadores baseado no naipe da carta retirada do baralho de ação.

O mestre também poderá encontrar regras opcionais para suas mesas, podendo adaptar as regras para o estilo de história que deseja contar, como cenários em que não existam Pontos de Poder, a possibilidade de se curar mais rápido com descanso ou danos mais severos, para mesas que queiram ter um peso maior de realismo.

Magic Everywhere

No capítulo de magias, mestres e jogadores encontraram todas as regras para criar seus conjuradores, mas além deles, temos regras para conjuradores psiônicos, com seus poderes mentais e outras formas de representar seus poderes, como os Cientistas Loucos e Magos do Metal de Deadlands, que tem suas magias representadas pelas suas invenções.

Mantendo a liberdade na criação dos personagens, nas magias vemos que a maneira que ela é lançada fica a cargo do jogador. Através das manifestações, elas funcionam como exemplos de como a magia se manifesta, dessa forma, dois ou mais jogadores podem ter até mesmo as mesmas magias, mas podem deixá-las visualmente de acordo com o que eles imaginam para seus personagens.

1001 Mundos

Pela sua natureza livre, Savage Worlds pode ser aplicado em vários cenários, sejam eles existentes ou novos, mas para aqueles que querem apenas embarcar em uma aventura sem precisar criar todo um cenário novo, existem cenários oficiais dentro das dele, como por exemplo: 

  • Deadlands, totalmente compatível com a edição atual do sistema, traz um velho oeste mágico com um toque steampunk. 
  • Temos também Weird Wars, que traz uma realidade paralela onde se passa a Segunda Guerra Mundial, com a influência de seres mágicos. 
  • E para quem quer um mundo de fantasia medieval, temos também Pathfinder, que traz o mundo de Golarion para o sistema rápido e furioso. 

Todos esses cenários possuem suas versões em português, lançados pela Retropunk.

Savage Worlds é uma ótima pedida para grupos que gostam de brincar com as possibilidades, a liberdade dada pelo sistema desde a criação de personagens, vantagens, complicações e magias faz com que cada jogador consiga trazer da melhor forma possível o que ele idealiza do personagem. Enquanto isso, o mestre possui um conjunto de regras completo que permite transitar por qualquer gênero ou universo sem grandes dificuldades.

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